Violência na escola: causas e consequencias
Eliomar Barbosa de Sousa 1
RESUMO
Este artigo objetiva identificar as causas da violência na escola. Permite, ainda: conceituar violência; verificar a partir da vivência do educando como a escola convive com a violência, dentro e fora dela; indicar caminhos possíveis de serem percorridos para minimizar o problema dentro da escola. O estudo se justifica e se faz relevante, pois a violência escolar é um assunto tão discutido que chama a atenção constantemente de autoridades, educadores, educandos que procuram, a todo o momento, sua causa primeira. Esse título foi escolhido pensando na ambiguidade do termo violência que, ao mesmo tempo em que é um problema instalado na escola, uma questão difícil de ser resolvida, é uma resposta do indivíduo, no caso, o educando, aos abusos sociais que vivencia, tais como: discriminação, fome, falta de perspectiva, fragilidade, tentativa de mudar os padrões pré-estabelecidos. Assim, a escola é tomada como foco de investigação enquanto um agente social transformador cujo papel é diretamente afetado pela violência tomada em seus diversos ângulos.
PALAVRAS-CHAVE: Violência, Escola, Educando, Atores Sociais.
INTRODUÇÃO
Escola é lugar de educação, de memória histórica e de socialização do conhecimento produzido pelo homem para a humanidade. Nos dias atuais, a violência na escola é um assunto que preocupa bastante os educadores e a discussão de suas raízes e motivações poderá levar à adoção de medidas que resolvam o problema e possibilitem maior tranquilidade à comunidade escolar.
A imprensa veicula reportagens especiais de todo tipo, tentando explicar as causas dessa crescente violência que tem atingido as escolas, causando a morte de alunos e professores.
Nesse sentido, observa-se que a função social da escola diante de uma sociedade com características violentas cujos reflexos podem ser sentidos inclusive no ambiente escolar.
Acredita-se que a escola, enquanto espaço