Violência escolar
CONSEQUÊNCIAS PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
RESUMO: Este artigo é resultado de um estudo reflexivo sobre a violência no ambiente escolar, procurando compreender as causas que levam a esse fenômeno e como este interfere no processo ensino aprendizagem. Busca entender o fator da violência enquanto fenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola, identificando as diferentes faces da violência e como esta tem se apresentado com maior evidência. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas no sentido de eleger um referencial teórico que propiciasse uma visão qualificada sobre a temática. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos, estes atingem diretamente os valores culturais e morais da sociedade provenientes de problemas familiares e/ou sociais. Como solução o caminho apontado está no diálogo e prevenção em casa e na escola, com o apoio de profissionais capacitados. Palavras-Clave: Violência; Escola; Ensino; Aprendizagem.
A escola é lugar de formação da ética e da moral dos alunos, professores ou demais funcionários
A escola é lugar de formação da ética e da moral dos alunos, professores ou demais funcionários
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam por refletir dentro da sala de aula.
Além disso, a violência estampada nas ruas das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes de colarinho branco