violência doméstica
Violência doméstica é um tipo de violência que normalmente é praticada dentro de casa ou no ambiente familiar, usualmente entre parentes. E inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra crianças, agressão física, maus tratos contra idosos, violência sexual contra o parceiro, violência contra a mulher ou abandono de indivíduos considerados incapazes de cuidar de si mesmo. Estatisticamente a violência contra a mulher é muito maior do que a contra o homem. Em geral os homens que batem nas mulheres o fazem entre quatro paredes, para que não sejam vistos por parentes, amigos, familiares e colegas do trabalho. A maioria dos casos de violência doméstica são classes financeiras mais baixas, a classe média e a classe alta também tem alguns casos, mas as mulheres denunciam menos por vergonha e medo de se exporem à sua família.
A violência praticada contra o homem, embora incomum, existe. O agressor é normalmente a própria mulher, parentes ou amigos. E é praticada enquanto o agredido dorme.
Tipos de violência doméstica
A Lei Maria da Penha estipula alguns tipos de violência doméstica, são elas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, entre outras.
Violência física: é qualquer ato contra a integridade ou saúde corporal da vítima. A violência física consiste basicamente no uso da força com o objetivo de magoar, e deixa ou não marcas evidentes. São comuns murros, agressões com diversos objetos e queimaduras por objetos ou líquidos quentes.
Quando as vítimas são homens, normalmente a violência física não é praticada diretamente. Tendo em vista a habitual maior força física dos homens, havendo intenções agressivas, esses fatos podem ser cometidos por terceiros, como por exemplo, parentes da mulher ou profissionais contratados para isso. Outra modalidade é as agressões em que é apanhado o homem de surpresa, como por exemplo, durante o sono.
Violência psicológica: é qualquer ação que cause prejuízo