Violência domestica (redação)
Causas & Consequências. - Poderá ter fim?
[Document Title]por
Andressa Soares
No texto a seguir vamos discutir sobre a violência contra a mulher no ambiente doméstico, que atualmente vem crescendo de forma progressiva visto que este fato tem grande repercussão em nossa sociedade.
Esta discussão é importante pois o aumento dos casos nos traz índices preocupantes pois diariamente mulheres são agredidas por seus companheiros dentro de seus lares.
É entendido como violência doméstica contra a mulher multiplos fatores fatores como: A violência física, que está associada á empurrões, tapas, socos até mesmo morte; Psicológica, que inclui agressões verbais, xingamentos, humilhações e ameaças; Moral, que são calúnias e difamações; Sexual, que é quando a mulher é obrigada a fazer sexo contra sua vontade e por fim a Patrimonial que está relacionada a qualquer conduta que configure a retenção, subtração e destruição parcial ou total de bens, como: Objetos pessoais, instrumentos de trabalho, documentos e afins.
Os fatos apontados em diversas pesquisas informam machismo, ciúmes, falta de autoestima da companheira, problemas financeiros, provocações ao companheiro e bebidas alcoólicas como principais causas desse tipo de violência.
É comum haver o questionamento acerca das razões que levam uma mulher a permanecer em uma relação violenta. Conforme a pesquisa realizada pelo Instituto Avon em 2011, as duas principais razões para uma mulher permanecer nesse tipo de relação, são a falta de condições econômicas para se sustentar(27%) e a falta de condições para criar seus filhos(20%). Mas o que chama a atenção nesta pesquisa é o medo de ser morta como um dos fatores principais, mas não assumidos por estas(17%). Os outros motivos incluem a falta de autoestima(14%), a vergonha de admitir o que sofre(11%), a dependência afetiva(5%), a vergonha de se separar pelo fato de achar que tem obrigação de manter o casamento(5%) e outras não citadas(1%). Em face