Violência de Gênero
VIOLÊNCIA E RELAÇÕES DE GÊNERO – DEFININDO POLÍTICAS PÚBLICAS
Teresa Kleba Lisboa
*
RESUMO
Este artigo é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o papel do Serviço Social junto à Mulheres que sofrem Violência, propondo políticas públicas para esta questão. Foram entrevistadas sete profissionais que trabalham junto à Instituições que atendem mulheres vítimas de violência. A
Violência contra a Mulher tem sido apontada pela ONU como uma violação dos Direitos Humanos, como um problema de Saúde Pública, e como um dos principais entraves ao desenvolvimento de países do mundo inteiro.
Concluímos que os Assistentes Sociais também são responsáveis pela elaboração, execução e gestão de políticas públicas para esta área.
Palavras chaves: violência, poder, políticas públicas
ABSTRACTS
This article is about a research to know the role of Social Worker beside
Women Violence. Seven Social Workers were interviewed about this area.
The Women Violence has been considered by UNO like a violation of the
Human Rights, and like on the majority problems from the developing countries arround the world. We have concluded that the Social Worker are also responsible for the construction, the execution on the publihch politics in this area.
Keywords: violence, power, publish politics
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo resulta de uma pesquisa realizada junto à Assistentes Sociais que trabalham em Instituições que atendem mulheres vítimas de violência e tem como objetivo analisar o papel do Serviço Social junto à questão da violência conta a mulher, e a partir desta intervenção, definir políticas públicas.
Um primeiro ponto a ser ressaltado é a inexistência do profissional de Serviço
Social junto à Delegacias de Proteção à Mulher em toda a região sul do Brasil. Quando raro, o atendimento é feito por um profissional de Psicologia, que por sua vez, reconhece a importância e a necessidade do trabalho do Assistente Social, na Instituição.
A