VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
FACULDADE DE DIREITO “JACY DE ASSIS”
PSICOLOGIA JURÍDICA
PROFª DRª LUCIANNE SANT’ANNA DE MENEZES
FLÁVIO
GABRIELA
IRINEU
LUCAS
RODRIGO
VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
UBERLÂNDIA
2013
1 - INTRODUÇÃO
A violência social que hoje assombra e mobiliza a sociedade como um todo e o Estado são bem mais preocupantes em relação às crianças e aos adolescentes. Isso se dá devido sua fragilidade e subordinação em relação ao cumprimento de seus direitos de necessidades básicas.
Por ser indivíduo em fase de desenvolvimento os torna mais vulnerável diante da degradação econômico-social que assola a sociedade atual trazendo sequelas bio-psíquicas irreversíveis.
São vários os tipos de violência que de forma geral atinge crianças e adolescente, mas principalmente a violência doméstica e a violência estrutural ambas considerada de nível grave, pois podem sinalizar uma situação de risco social ou mesmo de vida para este grupo de indivíduo.
A violência contra criança e adolescente é, portanto a ação de um sujeito em condições superiores de idade, força, posição social ou econômica, inteligência, autoridade entre ouras que comete um dano físico, psicológico ou sexual, contrariando a vontade da vítima ou por consentimento obtido a partir de indução ou sedução enganosa. (DESLANDES, 1994)
Neste trabalho buscamos entender os conceitos e definições de criança, adolescente e violência bem como suas relações e ligações dentro das organizações sociais atuais.
Analisaremos dados estatísticos bastante preocupantes em relação à violência à criança e adolescente no Brasil destacando os principais tipos que envolvem esta faixa etária.
Destacamos também as conseqüências destas ações na sociedade no autor da violência e principalmente na vítima que está em fase de desenvolvimento psíquico motora.
Apontaremos as dificuldades da intervenção na família quando identificadas à violência, seja por