Violencia
SOUZA, Thiago Vinicius Humberto2
RADAELLI, Patrícia Barth3
RESUMO:
Com o alto índice de crimes cometidos violentamente no Brasil e práticas de “justiça” que são utilizadas, discute-se principalmente o porquê dos crimes com violência, e quais suas formas de soluções, pois, muitas pessoas resolvem agir com um desejo de vingança devido à demora do sistema judiciário, realizando assim um delito. Mas vale a pena cometer um crime para se vingar de um malfeitor ou de um desafeto? O presente artigo pretende discutir as formas em que a violência é praticada e as consequências que podem causar aos indivíduos transgressores, além de apresentar possíveis soluções para a resolução do problema, agindo de forma adequada e garantindo a devida segurança para as pessoas.
Palavras-chave: Violência, crime, homicídio, justiça, segurança.
Introdução
Este artigo é o resultado de uma pesquisa sobre a Violência e suas espécies em nossa sociedade, e quais as possíveis soluções para esse problema. A partir da seguinte problematização: Há diagnóstico para a diminuição dos crimes com alto índice de violência?
A metodologia para tanto foram buscadas as contribuições teóricas de Arnaldo Jabor (2014), Lya Luft (2013), Rodrigo Constantino dos Santos(2014), com a metodologia da pesquisa bibliográfica, com estudo de documentos e demais textos midiáticos.
Desenvolvimento
Desde os primórdios da humanidade existem ações do seres humanos que não se enquadram no chamado ‘bem comum’ social. Vale ressaltar que esse ‘bem comum’ nem sempre existiu para a sociedade, pois, tivemos à séculos atrás o denominado estado de natureza, sendo este um estado sem leis onde o mais forte vencia, usando na maioria das vezes a violência para conseguir seus objetivos, entretanto, este modelo de ‘o mais forte se da bem’ já é ultrapassado, não podendo ser mais utilizado no mundo moderno devido às leis criadas pelo homem. Tais leis impõem regras aos seres humanos para que