Violencia
Nos últimos tempos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo. Atualmente, o país tem altos índices de violência. Podemos citar os inúmeros tipos de violência como:
Violência física (Ex.: socos, chutes, atirar, esfaquear).
Violência institucional - violência motivada por desigualdades. Ex.: de gênero, étnico-raciais, econômicas.
Violência familiar - acontece dentro de casa e é geralmente praticada por um membro que viva com a vítima.
Violência moral - caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.
Violência patrimonial - ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.
Violência psicológica - ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento etc.
Violência sexual - ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal.
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
O Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano (Cebela) divulgou, o Mapa da Violência