violencia
Sônia Apª garcia dos santos
preconceito e a violência no contexto escolar
Jaru
2012
Sônia Apª garcia dos santos
preconceito e a violência no contexto escolar
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia da Educação, A Ação docente e a diversidade humana, Comunicação e Linguagem, O Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos.
Profs. Carlos Eduardo de Souza gonçalves, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. Moreira Lima,
Tutora eletrônica: Fernanda Cristina Aguiar Mercada,
Tutor(a) de sala: Renata Graziela Barros Oliveira.
Jaru
2012
PRECONCEITO E A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO
Os primeiros estudos sobre a violência na escola surgem na década de 1950 nos Estados Unidos, desde então a situação parece ter se agravado gradativamente. Novos fatores foram sendo incorporados ao ambiente escolar como, por exemplo, as drogas, as armas, sobretudo as de fogo, ou seja, a escola deixa de ser um lugar seguro, protegido da violência que assola principalmente os grandes centros (LUCINDA, NASCIMENTO E CARDAN, 2001).
O tema violência escolar, por sua vez, carrega uma pluralidade de sentidos, muitas vezes assumindo um caráter um tanto quanto subjetivo, tendo em vista que o que se configura como ato de violência para um, pode não ser concebido da mesma forma por outro. Desta forma a orientação de cada pesquisa dependerá essencialmente do que é concebido como violência.
O próprio passar dos alunos fez com que o conceito de violência se modificasse. Atualmente este fenômeno é entendido de maneira mais global, levando em consideração diversos fatores como globalização, desigualdade social, família, educação e etc. (ABRAMOVAY e RUA, 2003).
Abramovay e