Violencia e agressividade
"Há registros que oferecem indícios, por exemplo, de que os primeiros inventos de pedra logo começaram a ser utilizados pelos australopitecos africanos para matar membros da mesma espécie."
A violência tem varias faces. E os nossos célebres filósofos, já a explicavam, principalmente a utilizada pela Igreja para castigar os Hereges.
O comportamento agressivo foi considerado hereditário por Cesaren Lombroso no século XIX.
Galton, com sua fenologia interpretava a capacidade humana pelo tamanho e conformação do crânio. O estudo da fenologia procurava explicar o comportamento agressivo, como conseqüência de más formações cerebrais.
Destacamos os aspectos advindos dos estudos da psiquiatria e inter-relacionados ao Direito, por exercer influencia e contribuir com esta área do conhecimento muito antes que a Psicologia. Com o passar do tempo, a Psicologia como uma área de estudo voltada para a mente humana, passou a estabelecer as condições "normais" de funcionamento. A Psicologia Experimental foi o foco para aproximar do interesse do Direito, que era, por exemplo, verificar a fidedignidade de um testemunho e avaliar psicologicamente o criminoso.
No contexto histórico, uma das condições de sobrevivência do homem foi, "a capacidade de produzir violência" , hoje vemos que essa idéia de violência pode nos trazer a uma grande destruição. Por exemplo, as duas Guerras Mundiais que já tivemos, são grandes picos conflitos não muito distantes da nossa realidade, e que mesmo assim revelam comportamentos primitivos de violência.
A violência percorreu a história e hoje está ganhando impulso dentro das cobranças da sociedade. Sendo considerada na metade do século XX pela Organização Mundial da Saúde como o mal do século.
Nem sempre a violência é facilmente diagnosticada, às vezes, precisando de um profissional