violencia na terceira idade nucleo familiar
NAIARA SOARES SANTANA CARDOSO
A VIOLÊNCIA NA TERCEIRA IDADE NO NÚCLEO FAMILIAR
ITAPETINGA
2013
NAIARA SOARES SANTANA CARDOSO RA 1126270
A VIOLÊNCIA NA TERCEIRA IDADE NO NÚCLEO FAMILIAR
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social da Universidade Paulista como requisito parcial para conclusão da graduação em Serviço Social.
ITAPETINGA
2013
PROBLEMA
A violência contra a pessoa idosa no núcleo familiar é um problema que se agrava e se estende, gradativamente, nos dias atuais. Contudo, somente após a aprovação do estatuto do idoso (LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003), tem ganhado o merecido reconhecimento.
Por depender de seus familiares em diversos aspectos, os idosos, tornam – se vitimas fáceis, seja nos cuidados da saúde, nas relações sociais, na dependência financeira ou até mesmo pela simples convivência familiar. Representando desse modo, uma grave violação de seus direitos como cidadãos, Apesar do aumento na incidência de violência contra o idoso, poucas pesquisas são realizadas com o objetivo de identificar e solucionar os diversos problemas já apresentados.
Se, por um lado, a violência contra os idosos se insere nos núcleos familiares, muitas vezes invisíveis para a sociedade, por outro, nas sociedades capitalistas, a própria construção do “ser idoso”, que associa idade avançada à obsolescência, se traduz em violência social. Isso coloca a violência como parte de uma questão mais ampla de construção da cidadania em um ambiente democrático.
OBJETIVOS
Geral
Apresentar os diversos tipos de violência física e moral sofrida pelos idosos no núcleo familiar.
Específico
Relatar a violência física e moral praticadas contra os idosos em âmbito familiar;
Identificar as causas da violência;
Avaliar o perfil dos idosos violentados.
Avaliar o perfil do agressor