Violencia na escola
No primeiro momento mostraremos toda a controvérsia sobre este tema e apresentaremos quase toda a importância para a sociedade, uma vez que tais fenômenos estão cada vez mais presentes na relação entre escola e a violência.
Este assunto desperta entre a sociedade brasileira, e podemos dizer até mundialmente, muito interesse, pois existe uma tendência entre as pessoas procurar classificar a violência escolar como caso de polícia. Isso ocorre, provavelmente, devido à tamanha violência que se enxerga com os resultados das discussões no âmbito escolar.
A violência escolar está presente em todas as classes sociais e será irrelevante o grau cultural, nível econômico, índice de respeito às normas pelo povo, não importando o seu esclarecimento cívico, pois qualquer pessoa participante de grupos sociais organizados estará sujeito a agressividade no âmbito escolar o que significa poder para alguns alunos que, por muitas vezes, não são entendidos e ao menos respeitados.
Nunca se falou tanto de violência escolar como nos últimos tempos. A comunidade escolar e a sociedade estão cada dia mais abrindo seus olhos e mentes para tentar solucionar divergências antes que se chegue a um caso de violência escolar.
Um dos maiores motivos da violência na escola é o conjunto de preconceitos que existe entre educandos, educador e entre a comunidade em geral. As diversas classes sociais são também fatores que predominam, uma vez que a miséria é motivo de aquecimento do “caldeirão” que somente se agrava e gera mais violência.
No Capítulo 1, demonstraremos que a violência escolar é uma realidade que devemos tratar com muito cuidado, pois estamos lidando com pessoas que estão em formação que são afetadas por esse processo de turbulência dentro das escolas.
No Capítulo 2, trataremos de buscar os pensamentos de alguns autores que já analisaram a questão e o relato de experiências de êxito em outras escolas, e as diversas maneiras de tentar buscar soluções para tentar