violencia domstica
Um estudo sobre os aspectos socioculturais que influenciam nos casos de violência domestica na província de Maputo
INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta pontos relacionados a violência doméstica contra mulher, pontos estes encontrados no trabalho de campo feito nos distritos de Manhiça, Namaacha e Moamba na província de Maputo.
As relações entre homens e mulheres, ou melhor as relações de género são permeadas por aspectos socioculturais que constroem ou determinam a posição do homem e da mulher no seio da sociedade. Posições estas, que muitas das vezes são desiguais dando-se primazia ao homem em detrimento da mulher que se podem reflectir em aspectos económicos, políticos assim como sociais e culturais, como são os casos da violência contra a mulher aqui em análise. Assim, o nosso estudo torna-se pertinente pelo facto de trazer ao de cima os aspectos socioculturais que podem influenciar no aparecimento de casos de violência doméstica contra as mulheres e, como estas e a comunidade onde se inserem reagem face a estas situações.
A violência doméstica contra mulher é um problema de saúde e de violação dos direitos humanos, os dados disponíveis mostram que ela constitui um dos problemas de saúde pública e social preocupante. A violência doméstica ocorre em meios sociais nomeadamente, na família directa ou indirecta, ela pode surgir em consequências de crenças culturais, normas e praticas tradicionais, e de factores socioeconómicos.
A dependência da mulher e em casos de desentendimento pode leva-la a sofrer abusos e a ser violentada pelo seu parceiro e aceitar a violência como forma de resolver os problemas no seio familiar.
OBJECTIVOS
Objectivo geral
O objectivo central deste projecto é o de compreender melhor a forma como a violência doméstica é encarada a nível social e cultural.
Objectivos Específicos
Em termos específicos pretende-se:
a) Identificar as causas e os aspectos socioculturais que influenciam