VIOleNCIA DOMeSTICa
“A violência contra as mulheres é, talvez, a mais vergonhosa entre todas as violações dos Direitos Humanos. Enquanto ela prosseguir, não poderemos dizer que progredimos efetivamente em direção à igualdade, ao desenvolvimento e à paz”. (Kofi Annan)
RESUMO
O presente estudo buscou os objetivos coloque aqui o objetivo geral da sua pesquisa. A pesquisa foi qualitativa, com pesquisas exploratórias, ou seja, que estimulam os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Emergindo assim, aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. Assim, utilizou-se na entrevista individual, técnicas de pesquisas estruturadas abertas que possibilitam a uma resposta mais ampla. A Violência contra a mulher se define como qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência. Pode-se considerar como ponto de partida a observação de que a violência não é um fenômeno recente na sociedade brasileira, estando presente em seu processo histórico, desde a colonização, desde a antiguidade até nossos dias atuais. Podemos perceber que, em seu centro, encontra-se o problema da violência e dos meios para evitá-la, diminuí-la e controlá-la. Assim, o corpo desta pesquisa esta subdividido em três capítulos: Gênero e o Contexto Social; Aspectos de violência contra a mulher; Uma análise sobre os índices de violência doméstica em Riachão MA.
Palavras-chave: Agressão, Homem, Índices, Mulher, Violência.
ABSTRACT
The present study sought to achieve specific objectives through qualitative research through literature searches that will ensure greater support on the rates of violence against women in the city of Colinas do Tocantins. The research was qualitative, exploratory research with, ie that encourage respondents to think freely