violencia domestica
Trabalho de filosofia
Professor Gonçalo Santos
Ano letivo 2012/2013
10ºC1
Trabalho realizado por:
Elisabete Carrapito, nº14
Íris Fernandes, nº16
Margarida Silva, nº22
Mº Inês Castilho, nº23
Mariana Ribeiro, nº24
Mónica Ferreira, nº27
Índice
Introdução
Escolhemos o tema violência doméstica como assunto principal do nosso trabalho de grupo porque apesar da sociedade não ter conhecimento de muitos casos, este é um tema que afeta um grande número de indivíduos, não se tendo a noção da atrocidade da situação e do sofrimento causado às vitimas.
Queremos apelar às razões que causam este tipo de comportamentos, factores de risco e outras caraterísticas deste tema do nosso quotidiano.
Em que consiste a violência doméstica?
Violência doméstica é um tipo de violência que, como o próprio nome indica, é praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre seres humanos unidos por parentesco civil (exemplo: marido, mulher, sogra, cunhada, etc) ou parentesco natural (exemplo: pais, filhos, irmãos, etc).
Praticar violência e abuso sexual contra crianças, maus-tratos a idosos, ou violência contra a mulher e contra o homem, é considerado como prática de violência doméstica. Em relação ao abandono e à negligência quanto a crianças, idosos ou parceiros, podemos averiguar que por vezes são consideradas como violência doméstica.
Outro aspeto que se deve ter em conta quando se fala neste tema é que violência doméstica pode ser dividida em três, sendo eles: violência física, violência psicológica e violência socioeconómica.
Violência física engloba agressões diretas contra a vítima ou destruição de objetos e pertences da mesma. Quando referimos agressões diretas, estamos a falar dos banalmente chamados murros, pontapés, estaladas, etc.
Violência psicológica compreende agressões verbais, ameaças, gestos e posturas agressivas, que provocam danos morais segundo um juiz.
Por último, violência doméstica socioeconómica que está