Violencia, Criminalidade e as relações de Dominação
Violência, criminalidade e relações de dominação: do Brasil colônia ao Brasil contemporâneo / Violence, Crime and
Relations of Domination: Brazil Colony to
Brazil Contemporary
Ana Carolina Cademartori*
Adriane Roso**
Resumo: Neste artigo teórico abordamos a problemática da violência e da criminalidade nos diferentes períodos históricos do
Brasil trazendo para a discussão a endêmica questão das desigualdades sociais. Podemos dizer que a violência continua presente em nosso país considerando qualquer época histórica. Embora tenha determinadas continuidades, a violência contemporânea tem peculiaridades e estas são de cunho mais estrutural do que cultural.
Logo, a violência estrutural é a base na qual se assentam muitas outras violências. Nossas reflexões nos levam a crer que as violências são uma herança deixada por nossa antiga forma de organização social. Além disso, destacamos que as violências estão a serviço da manutenção e perpetuação das desigualdades, o que dificulta a criação de possibilidades de seu enfrentamento. Assim, a distribuição desigual dos recursos, bens e serviços e a aceitação das desigualdades como um fato natural propõem que as antigas formas de violência se tornem praticamente imperceptíveis.
Palavras-chave: violência; criminalidade; relações de dominação; desigualdades sociais.
Abstract: In this theoretical article we address the problem of violence and criminality in different historical periods of Brazil bringing about to the discussion the endemic issue of social
*
Psicóloga, discente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de
Santa Maria do Rio Grande do Sul.
**
Psicologa. Doutora em Psicologia Social. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.
SER Social, Brasília, v. 14, n. 31, p. 397-418, jun./dez. 2012
Violência, criminalidade e relações de