VIOLENCIA CONTRA A TERCEIRA IDADE ABUSO FINANCEIRO
Belém-PA, 2013
Resumo
Este artigo propõe uma analise critica, trazendo em discussão a incidência das pesquisas acerca da Violência Financeira contra os idosos junto com seus coadjuvantes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que anseia a ampliação do conhecimento e sensibilidade sobre a atuação dentro deste “grupo”.
Palavras-chaves: Violência Financeira contra idosos; coadjuvantes; “grupo”.
Abstract
This article proposes a critical analysis, bringing into question the impact of research on the Financial Violence against the elderly along with his costars. This is a qualitative research that yearns to expand the knowledge and sensitivity about acting in this "group".
Keywords: Violence against Elderly Financial; adjuncts; "group".
1. Introdução
No Brasil o processo de envelhecimento da população ocorre de forma mais acelerada. O que podemos considerar como consequência do avanço tecnológico, que reflete na medicina; a descoberta de novos medicamentos, diagnósticos mais precisos combinados com a diminuição na taxa de natalidade que antes era muito elevada. (Pasinato,2004)
Os idosos são vítimas das mais variadas formas de violência. As quais vão desde abuso psicológico ao abuso físico. A violência financeira¹ é parte desse elenco e objeto de nossa pesquisa. Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória sobre a violência financeira contra o idoso que pretende responder aos questionamentos feitos acima. Tendo em vista este objetivo realizou-se pesquisa na 1ª Vara do Juizado Especial Civil e Criminoso do Idoso localizado na UFPA e no CRAS da Cremação em Belém do Pará, aplicado o questionário. Apoiado na