Violencia contra homossexuais
RESUMO:
O presente artigo tem como intuito apresentar a questão homossexual, debruçada na concepção de sexualidade como direito fundamental, frente ao ódio e violência da maioria diante de tal orientação sexual. Aborda a ideia de sexualidade como questão inerente ao homem, e a dificuldade de aceitação do outro que não compartilha da mesma ideia.
Palavra-chave: orientação sexual, homoafetividade, violência.
ABSTRACT: The purpose of this article is to present the homosexual issue, leaning on the conception of sexuality as a fundamental right, front to hatred and violence against the majority of such sexual orientation. Discusses the idea of sexuality as an issue inherent in man, and the difficulty of acceptance of others who do not share the same idea.
Palavra-chave: orientação sexual, homoafetividade, violência.
1-INTRODUÇÃO
A sexualidade é algo que acompanha o homem desde o início de sua história, e, neste contexto, a homossexualidade é caracterizada como algo existente também desde os primórdios da história, sofrendo inicialmente o repúdio da Igreja em razão de não caracterizar uma relação em que não se vislumbre procriação.
O ódio e violência da maioria tradicionalista e conservadora se configura como verdadeiro tabu para que as questões ligadas à homoafetividade deixem a invisibilidade a qual são condenadas, o que é, sobretudo, demonstrado através da ausência de dispositivos legais que regulem tais relações, o que não elimina o direito fundamental do indivíduo em optar pela orientação sexual que queira.
O repúdio social às minorias, tal qual acontece com os homossexuais, acaba fazendo com que o legislador se mantenha inerte e até mesmo intimidado a legislar sobre. Apesar disto, uma série de decisões dos tribunais tem demonstrado que a homossexualidade vem sendo cada vez mais inserida na sociedade, na medida em que antes os direitos eram garantidos apenas às relações heterossexuais, sendo agora garantidos também às