Violação dos Direitos Humanos nas Unidades Prisionais
"Encarcerados somos todos, mais ou menos, entre os muros do nosso egoísmo." (Francesco Carnelutti)
IDENTIFICAÇÃO
Título: Violação dos Direitos Humanos nas Unidades Prisionais Aluna: Cândrica Madalena Silva
INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea encontra-se vivendo um mundo globalizado. Fatos que acontecem em um determinado país podem ter repercussões globais, a exemplo do que ocorre com a economia. Da mesma forma, a segurança é uma preocupação de todos. Atrelado à segurança, vem respeito aos direitos humanos.
Os direitos humanos é fruto de uma longa caminhada de luta, onde bravos guerreiros dedicaram suas vidas, seus trabalhos em prol da construção de uma sociedade mais humana, que respeite o ser humano, pelo fato de ser um humano, sendo a dignidade humana um direito inerente à sua existência.
Assim, graças ao sacrifício de muitos é que hoje podemos lutar por uma justiça isonômica, que não leva em conta, nas suas decisões, a capacidade econômica e financeira daqueles que a procuram, que não enxerga a cor da pele daqueles que a buscam, enfim, que procura atender aos ideais democráticos tão aclamados nas Cartas Magnas dos países.
Porém, esta luta incansável em defesa dos direitos humanos ainda não cessou, pelo contrário, é um desafio diário enfrentado por todos aqueles que de alguma forma são atingidos pela não observância destes direitos.
Em diversos setores, a sociedade se depara com tragédias e polêmicas que envolvem os direitos humanos. O foco deste trabalho é analisar e refletir sobre as unidades prisionais e sua relação com os direitos humanos.
Para alcançar este escopo, o presente trabalho realizará um recorte histórico acerca do conceito de presídio, bem como sobre o conceito e a história de conquista dos direitos humanos. Por fim, em meio aos conceitos e teorias, será apresentado um caso real sobre a