Viol Ncia No Desporto
No dia-a-dia, existe a necessidade de atingir o sucesso de algum modo, o que várias vezes provoca o aumento da violência.
Mas o que é a violência?
Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
Mas não é apenas a nível pessoal que se dá um determinado ato de violência. Assim, temos que no desporto a violência é muito mais usual do que poderíamos desejar. Não só a violência que parte de um jogador em relação a um colega de equipa, mas também em relação a treinadores ou a claques e até mesmo a pessoas que, aparentemente, se encontram fora de todo este enredo desportivo
É esse o assunto que iremos tratar neste trabalho.
Objetivos:
. Tentar definir alguns dos motivos que levam a actos de violência;
. Mostrar ou relembrar casos conhecidos de violência desportiva;
. Esclarecer que a violência não se dá apenas a nível do estádio;
. Esclarecer algumas teorias sobre violência desportiva.
Motivos que levam à violência
Antes de mais nada, devemos perceber o que leva as pessoas a cometerem actos de violência.
Estes actos são, muitas vezes, despoletados pelo stress diário com que as pessoas são bombardeadas e é importante que se note que este stress não se refere apenas a situações pontuais, mas também a pequenas coisas que causam enervamente, como o facto de esperar demasiado tempo por algo, ter um mau dia a nível pessoal e/ou profissional ou até a dificuldades económicas.
Podemos ainda ressaltar o facto de que, hoje em dia, vivemos numa sociedade em que a influência televisiva esta a alcançar o grande estatuto. Assim sendo, muitas das vezes, o comportamento pessoal é afectado pelo que vemos, ouvimos ou sentimos e que na realidade não é nosso, não é o nosso stress, mas sim influência de outros.
O importante a ressaltar é que até agora falámos da violência gerenalizada e não em