Vioaçao dos direitos do idoso
1116 palavras
5 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADOCURSO SERVIÇO SOCIAL
GISELE PAULA SILVA DOS SANTOS FRANÇA
Memorial serviço social
BOQUIRA-BA
2012/0
GISELE PAULA SILVA DOS SANTOS FRANÇA
Memorial serviço social
Trabalho apresentado ao Curso (SERVIÇO SOCIAL) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas[Trabalho Profissional II,Gestão social, Serviço Social e terceiro Setor e Comunicação na Prática do Assistente Social].
Orientador: Prof. Rosane Malvezzi,MªÂngela, Paulo Sérgio Aragão e Rodrigo Eduardo Zambon.
BOQUIRA-BA
2012/02
INTRODUÇAO
A expressão Serviço Social foi usada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos. Os agentes sociais, executores da prática da assistência social, profissionalizaram-se com ênfase na prestação de serviços.
Na Europa e Estados Unidos o surgimento do Serviço Social esteve atrelado ao contexto da Revolução Industrial, surgimento e ascensão do capitalismo industrial, entre os séculos XVIII e XIX. Diante das seqüelas sociais impostas por este sistema aos trabalhadores, surgem às práticas assistenciais que serviram como mecanismos de consolidação da hegemonia capitalista.
No Brasil, a profissão de Serviço Social foi regulamentada no ano de 1957, suas primeiras escolas surgiram a partir de 1936 no contexto da industrialização e da exploração de operários. Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas, planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades. Diante disto, esta