vinho
Jéssica Rodrigues
Nadir Gonçalves
Rafael Guerreiro
Definição
O vinho é geralmente produzido a partir de uvas das variedades (ou castas) da espécie Vitis vinifera. Quando uma destas variedades de uvas é utilizada como uva predominante
(geralmente definido por lei, no mínimo 75 a 85 %), o resultado é um vinho varietal (também dito monocasta). No entanto, os vinhos produzidos a partir de misturas de duas ou mais variedades de uvas, não são em nada inferiores aos vinhos varietais; alguns dos melhores e mais caros vinhos são produzidos a partir de misturas de variedades de uvas, todas colhidas no mesmo ano.
Historia do vinho e da vinha
Chegados aos séculos XI e XII, consequência do domínio dos
Almóadas, que se cumpriram a rigor os preceitos do Corão.
Mesmo durante este período de recessão o vinho continuou a ser o principal produto exportado, fazendo da vitivinicultura, uma das actividades mais importantes de todo o território português. Com a reconquista cristã, fruto de lutas e guerras constantes, verifica-se a destruição de grande parte das terras cultivadas, inclusivamente das vinhas.
Locais De Produção
Região do Douro: São encontrados excelentes Vinhos tintos, elaborados principalmente com base na uva touriga Nacional, a região conta com rótulos como Duas
Quintas e o Barca Velha.
Região do Dão: Em uma região onde predomina o Vinho
Tinto, no centro de Portugal estão as regiões de Bairrada,
Estremadura, Ribatejo e Bucelas.
Região do Setúbal: Ali se produz o famoso Moscatel de setúbal, um Vinho licoroso e o conhecido rótulo
Periquita da Vinícola José Maria de Fonseca.
Região do Alentejo: Embora seja uma região famosa, o Alentejo tem uma produção de vinhos recente, que tem ganhado tecnologia e produzido vinhos cada vez melhores.
Região da Madeira: A ilha da Madeira é a região e que se produz o famoso vinho da Madeira.
Principais países produtores:
França, Itália, Espanha, Portugal,