Village Life
1.1 Técnica de Gerenciamento de Memória: Duas maneiras de gerenciar a memória. Aqueles que levam e trazem processos entre a memória principal e o disco durante a execução (fazendo troca de processos e paginação) e aqueles que mantém os processos fixos em memória primária.
Monoprogramação: consiste em executar um processo por vez na memória, todos os recursos de hardware são exclusivos para execução do mesmo.
Monoprogramação sem troca ou paginação: só é possível executar um programa de cada vez, compartilhando a memória entre o programa e o S.O.
Multiprogramação: conserva diversos processos na memória, e essa precisa ser dividida de maneira eficiente para que possamos manter o número máximo de processos. Existem diversas técnicas para gerenciar memória que variam de acordo com o hardware do processador.
1.2 Técnica de Gerenciamento de Memória Virtual: No Linux, a área de memória virtual é chamada de swap, o Kernel transfere páginas de memória com 4Kb entre o swap e a memória, O uso de swap no Linux não é obrigatório, apenas ter memória suficiente pra todos os programas que pretende carregar. No Windows a área de memória virtual é chamada de arquivo de paginação, é um arquivo que fica dentro do sistema de arquivos regular, e tem que ficar em uma das partições locais. O uso do arquivo de paginação é obrigatório no Windows. Em qualquer computador existe um conjunto de endereços de memória que os programas podem gerar ao serem executados, uso de indexação, registradores-base, registradores de segmento ou outras técnicas. Esses endereços são denominados endereços virtuais e formam o espaço de endereçamento virtual. A utilização da memória virtual torna o computador mais lento, embora faça com que ele aparente ter mais memória RAM do que realmente tem. A paginação fornece uma forma de se conseguir grandes espaços de endereçamento lineares em uma quantidade finita de memória física.