VILA TANQUINHO
Agosto de 2012 a Outubro de 2013
Medição social
O projeto ‘Trata Brasil na Comunidade’ abordou o bairro Tanquinho/ Jardim TV, no município de Ferraz Vasconcelos (SP) durante agosto de 2012 a outubro de 2013.
A comunidade possuía 100% de água, porém mais da metade das casas não tinham esgoto coletado e tratado. Com os trabalhos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABPES), os moradores da região foram beneficiados com a coleta e tratamento dos esgotos a partir de agosto de 2012.
O Instituto Trata Brasil fez levantamento de dados e informações, por meio de pesquisa domiciliar com entrevistas pessoais sobre a qualidade de vida e as condições de saúde e saneamento básico do bairro Tanquinho em dois períodos. Durante o segundo semestre de 2012, a pesquisa identificou a situação de vida dos moradores sem a presença do saneamento básico; no segundo momento, em 2013, o levantamento foi para qualificar os benefícios dos serviços públicos de água e esgoto implementados no local.
Durante a coleta de informações, os entrevistados opinaram sobre a importância do saneamento básico em suas vidas e 99% atribuíram a água e esgotos (coleta e tratamento) como peças importantes para o bairro. Entretanto, quando comparado à saúde, segurança e educação, o saneamento básico ocupou posição tímida no ranking de preocupação das pessoas entrevistadas.
Resultados
A pesquisa apontou que 1/4 das pessoas entrevistadas tiveram problemas com a diarreia e 25,9% tiveram infecções na pele e nos olhos antes de agosto de 2012; as crianças/adolescentes de 0 a 17 anos faziam parte do grupo que mais tiveram doenças num período de 12 meses.
A ocorrência de doenças como diarreia, verminoses, infecções na pele e nos olhos, e dengue foi bem menor na segunda fase do estudo, com a redução em cerca de 10 ou mais pontos percentuais.
Os membros das famílias que ficaram doentes diminuíram tanto em número de vezes como em número de pessoas na segunda