Vila Economizadora
ARQUITETURA E URBANISMO
LABORATÓRIO DE ARQUITETURA E URBANISMO
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
VILA ECONOMIZADORA
SUMÁRIO
Percurso
Entorno
Breve Histórico Vila Economizadora
Vila Economizadora
Vila dos Ingleses # Vila Economizadora
Imagens Comparativas
Mapas Temáticos
Crédito de Imagem
Bibiografia
PERCURSO
BREVE HISTÓRICO DA VILA ECONOMIZADORA
A Vila Economizadora foi construída entre 1908 e 1915 pela Sociedade Mútua Economizadora Paulista e pelo Empreiteiro Antonio Bocchini.
Ela foi construída dentro dos padrões da época (arnovo) e está inserido na malha urbana, onde as ruas que foram abertas receberam os nomes dos sócios da empresa construtora da vila, o objetivo era aluguel de residências.
A Vila localiza-se na área central da cidade, no Bairro da Luz, entre as avenidas do Estado e Tiradentes, isso se origina pelas características desse período as vilas operárias construídas em grandes áreas próximas dos rios e das estradas de ferro.
Hoje a vila possuía aproximadamente 147 edificações e organiza-se em seis quadras compostas por oito tipologias de edificações para uso residencial.
É de grande importância do patrimônio cultural de São Paulo, e foi tombada pelo condephaat em 1980 e pelo conpresp em 1991.
Imagem 05: Ilustração artística do empreendimento de seu lançamento
Fonte: Folheto “A Economizadora Paulista – Album de suas contruções”, sem data
Notamos que suas calçadas são pequenas de 1,20 metro, suas vias tem 8 metros e sua vegetação é composta por árvores de pequeno porte tendo uma a cada 3 metros.
Na vila só tem um orelhão e não existe nenhuma lixeira, também algumas contem garagem por que foi solicitada a alteração por necessidade.
Existem 8 tipologias de casas e em cada via principal ou segundaria é diferente, ou seja, existem casas com 4 pavimentos que é maior, a escada da entrada é de 2 degraus as janelas são longas e as