Vila cipó
Colocar o exercício no portfólio da Aula 2
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO – ELE SERVIRÁ DE BASE PARA AS ATIVIDADES QUE SE SEGUIRÃO.
A Vila Cipó
No interior de nosso país, havia um pequeno povoado chamado Vila Cipó, um distrito da Cidade de Brilhantina.
A Vila Cipó possuía uma população de 400 pessoas, portanto pequena, tinha uma loja de “Secos e Molhados”, do “seu” Juca – uma loja de comércio básico – onde se vende de tudo um pouco e, se alguém precisasse de algo que não houvesse na loja, e não tivesse pressa, “seu” Juca o providenciava – ou ele mesmo ia à cidade ou telefonava para um centro atacadista enviar; a sorveteria da Jandira, onde os jovens se reuniam ao final da tarde e nos finais de semana; tinha também o bar o “seu” Mané, onde se reuniam os homens, após um dia de trabalho.
Vila Cipó era cortada ao meio por um pequeno córrego chamado ‘Correntoso’; o interessante é que esse córrego dividia a população em 2 grupos – “os do lado de cá” e os “os do lado de lá”.
A nascente do Correntoso ficava no pé de dois morros, o Dia e a Noite; do centro da Vila, observando os morros, Morro Dia ficava de frente ao sol, por que recebia a luz do sol, era resplandecente; já o Morro Noite, o sol batia ‘em suas costas’, e a ‘sua frente’, vista da Vila ficava mais escuro, por isso o nomearam Noite. Correntoso ‘jogava’ suas águas no rio Tranquilo, um rio de planície, e no encontro dos dois, havia um grande pântano, habitat de inúmeras aves, peixes, répteis, anfíbios, insetos e muitos outros.
No rio Tranquilo foi construído um ancoradouro para pequenas embarcações, por onde boa parte da produção da Vila e região era escoada para os centros maiores.
As primeiras pessoas a chegarem, se instalaram “do lado de cá”, por isso, os habitantes “do lado de cá”, da Vila se ‘achavam’ os mais importantes, principalmente por que eram oriundos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul; porém, “os do lado de lá”, eram oriundos do nordeste, mas, também se achavam