Vigotsky: a formação social da mente
Questão 1: Qual a diferença da visão de Vigotsky sobre o ser humano em relação ao behaviorismo? Além disso, qual a relação entre a visão deste autor e a teoria sócio-política na qual se apóia para formular sua concepção de psiquismo? Explique com suas palavras.
A visão de Vigotsky, em relação ao behaviorismo, apesar de assemelhar-se em alguns aspectos, pode ser considerada mais profunda e menos limitada. Dessa forma, Vogotsky se preocupa em considerar, em sua análise do ser humano, aspectos “ocultos” e complexos. Assim, o pensador procura entender fatores históricos sociais que exerçam influência no desenvolvimento do intelecto e psiquismo do homem. Existe, para Vigotsky, portanto, uma considerável “diferença qualitativa” entre a história dos animais e a história humana, o que contribuiu para o tamanho desenvolvimento do último em relação ao primeiro e sendo esse fator extremamente relevante no que tange a análise psicológica do individuo.
O psiquismo do homem, por sua vez, se constrói a partir do contexto sócio-político em que o mesmo está inserido. Isso significa que todos os fatores do meio contribuem para a formação psicológica do individuo. Logo, a criança de uma determinada sociedade se desenvolve e se transforma juntamente ao meio. Esse processo de aprendizagem e adaptação do ser humano, por conseguinte, está diretamente relacionado ao “entrelaçamento” de fatores internos e externos, fazendo parte de um processo dialético.
Questão 2 : A partir da resposta anterior, explique qual a função da linguagem (para o ser humano) e se há semelhança desta frente à atividade lúdica (o brincar), para a criança.
A linguagem e a fala são consideradas ferramentas para a quebra das limitações do meio. A partir do uso da linguagem o homem é capaz de se comunicar a fim de resolver problemas, construir a memória e entender as questões que o envolve. É, também, capaz de “planejar, ordenar e controlar o próprio