vIGOREXIA
1053 palavras
5 páginas
Curso de Tecnólogo em Estética– NoturnoDisciplina: Nutrição
Professor: Luciana Carneiro
Alunos:
ALINE COSTA
CASSIA MARIA SILVA
KAROLLYNNE C. L. SILVA
MARCELO BORGES
NAYANNE REIS
POLLYANNA ASSUNÇAO
TATIANE SUELLEN
VIGOREXIA
Uberlândia, MG
05/2014
Introdução
A imagem corporal está relacionada com a auto-estima, que significa amor próprio, satisfação pessoal e, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. Se existe uma insatisfação, esta se refletirá na auto-imagem. A primeira manifestação da perda da autoconfiança é percebida quando o corpo que se tem não está de acordo com o estereótipo idealizado pela sociedade
A auto-percepção do peso corporal é um aspecto importante quando se refere à imagem corporal, podendo ser influenciada por diversos fatores, incluindo a cultura e os padrões sociais.
Um dos principais fatores causais de alterações da percepção da imagem corporal é a imposição, pela mídia, sociedade e meio esportivo, de um padrão corporal considerado o ideal, ao qual associam o sucesso e a felicidade.
Atletas apresentam maior prevalência de Transtornos Alimentares (TA's) do que não atletas.
No caso dos homens, a preocupação excessiva com o corpo se manifesta de maneira diferente em relação às mulheres. Apesar de indivíduos do sexo masculino também sofrerem de Transtornos Alimentares, chama atenção um novo quadro denominado Vigorexia ou Dismorfia Muscular.
Vigorexia
A vigorexia ou transtorno dismórfico muscular a Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens. A Dismorfia Muscular envolve uma preocupação de não ser suficientemente forte e musculoso em todas as partes do corpo. Os indivíduos acometidos pela Vigorexia freqüentemente se descrevem como "fracos e pequenos", quando na verdade apresentam musculatura desenvolvida em níveis acima da média da população masculina,