Vigilâncias em ação no município de
Alunas: Carmem Cenira Gomes Muniz (01048971) Erlaine Bernardo (01043058)
Professora: Conceição Oliveira
Recife, 2011
INTRODUÇÃO
O Município de Lagoa do Carro Localiza-se na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, sendo área de transição da com a Zona do Agreste, hoje apresenta uma população estimada de 14.599 habitantes, com 06 equipes de Saúde da Família, 02 Postos de Saúde e 01 Unidade Mista, em funcionamento. O município busca desenvolver um modelo sistêmico e integrado de saúde, sendo Pleno da Atenção Básica, tem uma rede de serviços composta por: 06 ESF (todas com Saúde Bucal), todas com Saúde Bucal, com 100% de cobertura de PSF e 94% de cobertura de PACS; 01 Centro de Especialidades (Policlínica) que atua como referência para as USF; 01 Unidade Hospitalar (UMSRL) atendendo urgência e emergência e internações nas clínicas: Médica, Pediátrica, Obstétrica e Cirúrgica; 02 postos de apoio as ESF; 01 posto de coleta para exames de rotina e investigação de DNC. No município estão implantados todos os principais programas da atenção básica. O serviço de análise laboratorial é conveniado pelo SUS e existe um convênio do município para atender as urgência e emergências. Os procedimentos de alta complexidade são referenciados para outras Unidades de Saúde fora do município.
Destacando em seu perfil epidemiológico encontramos uma situação bastante variada, onde podemos colocar a Hanseníase e a tuberculose como doenças presente com casos em quase todo nosso território, apesar de trabalhos específicos sobre essas doenças tenham sido realizados.
Podem-se destacar casos de sífilis em adultos, Dengue, Tuberculose, dando um destaque as doenças de veiculação hídrica, uma vez que o município apresenta uma ineficiência em seu sistema de abastecimento de água.
As doenças do aparelho circulatório (Hipertensão,