vigilancia sanitaria
Introdução. Atualmente, existe uma grande preocupação com a qualidade da água, pois é do conhecimento geral que muitos mares, rios, lagos e outras fontes de recursos hídricos encontram-se em processo de degradação, com altos índices de substâncias orgânicas e inorgânicas muito prejudiciais à saúde humana e ao equilíbrio ecológico.
A poluição hídrica pode ser causada entre outras formas pelo despejo de esgotos industriais (onde predominam os dejetos químicos) e os esgotos domésticos que é a mais séria forma de degradação dos recursos hídricos, pois se constitui de água que foi utilizada para fins higiênicos, onde predominam as águas de lavagem e matéria fecal. A ausência de uma rede coletora de esgotos e estações de tratamento, em alguns locais, implica o lançamento destas águas e deste material diretamente no solo das vizinhanças ou em sua canalização de forma irregular para os cursos d’água mais próximos.
Um dos maiores problemas causados pela poluição hídrica é o acometimento de doenças à espécie humana. Segundo registros do Eco-92 “aproximadamente 80% de todas as doenças de origem hídrica e mais de um terço das mortes em países em desenvolvimento são causadas pelo consumo de água contaminada".
Diante desse quadro, o trabalho teve como objetivo geral analisar a associação existente entre as doenças causadas pela poluição hídrica no Brasil e a atual condição dos domicílios permanentes em relação ao saneamento. Especificamente, pretendeu-se avaliar os efeitos de cada variável explicativa selecionada sobre a variável dependente.
Surtos de doenças de veiculação hídrica
Doenças de veiculação hídrica:
Doenças de veiculação hídrica são aquelas causadas pela presença de microrganismos patogênicos (bactérias, como a Salmonella, vírus, como o rotavírus, e parasitas como a Giardia lamblia) na água utilizada para diferentes usos. Eventualmente, essas doenças podem atingir um maior número de pessoas causando surtos e em