vigilancia em saude
Em 1900 várias doenças graves como varíola, malária, febre amarela e até a peste espalhavam-se facilmente, a população pobre tinha apenas a disposição o atendimento dos hospitais Filantrópicos conhecidos como Santas Casas que eram mantidas pela Igreja. E o nome do Brasil estava ficando sujo internacionalmente, ficando escassa a chegada de imigrantes no Brasil, nessa época o Dr. Oswaldo Cruz foi nomeado para dar um jeito no problema, onde se criou um instituto para criação de vacinas adotando uma campanha como se fosse guerra, onde numa ação policialesca, o sanitarista convocou militares para uma instituição de uma vacinação anti-varíola que invadiam as casas de cidadãos na época e eram vacinados a força sem nenhum tipo de ação educativa e acontecia que as pessoas acabavam sendo vacinadas mais de uma vez, a população foi ficando cada vez mais indignada acreditando que era um meio de o governo se livrar dos pobres e saiu às ruas onde se iniciou a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz acabou afastado. Nessa época o Dr. Emilio Ribas estava morando com as pessoas que estavam com a febre amarela para provar que a doença não era transmitida pelo convívio com os enfermos.
Em 1917 ouve greve operaria no RJ e SP, a gripe espanhola tinha dizimado milhões de pessoas no Brasil e os médicos não sabiam como combater a epidemia, o governador foge para o interior e SP fica nas mãos dos grevistas. Nessa mesma época os grevistas fazem acordo e voltam a trabalhar.
Em 1922 os tenentes se revoltam e tomam a corte de Copa Cabana.
Em 1923 os trabalhadores começaram a ter assistência médica e com anos de trabalho o direito a aposentadoria que era financiada pelas empresas, trabalhadores e união. Um ano depois SP é bombardeada tenentes querem reforma do pais e em 1930 a revolta chega ao RJ, Getulio Vargas vira o “ Pai dos Pobres” e em 1932 SP se rende a Getulio Vargas que cria a