vigilancia em saude
Vigilancia Sanitaria nas clinicas de reabilitações, diante das irregularidades, das condições precárias em que o ambiente e os pacientes se encontram. E como senão bastasse toda essa repercussão, iremos ressaltar o papel do enfermeiro nessa grande polêmica.
Vamos agora assistir a um vídeo de uma clínica de reabilitação que foi lacrada, pois prestava atendimentos inadequados aos dependentes químicos e moradores de rua
ENTRA O VIDEO
Convidamos os Vigilante fiscais Mariana Lima, Giovana, Vanderson e Narineuza, para nos explicarem toda essa situação, ressaltando a importância da Vigilancia diante dessas irregularidades e o papel do enfermeiro dentre essas polêmicas.
Mariana Boa noite, As regras que ditam o regime para que possam ser consideradas licenciadas para atuar como estabelecimentos terapêuticos são regulamentadas pela ANVISA e o Ministério da Saúde. Vale ressaltar que essa legislação não abrange somente as clínicas de reabilitação, mas também consultórios dentários ou qualquer outra unidade de saúde da iniciativa privada. Isso quer dizer que na hora da fiscalização todos os deveres devem estar perfeitamente realizados, principalmente no que tange as normas de higiene e limpeza não só dos acessórios ou máquinas, como também vestimentas como jalecos, trajes e todo o ambiente médico.
Giovana De acordo com a diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária,do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto 3.029, de 16 de abril de 1999, em reunião realizada em 23 de maio de 2001, considerando a Lei n.º 6.368/76 em seu Capítulo II – Do Tratamento e Recuperação de 29 de janeiro de 1992, que estabelece as diretrizes para a assistência extra-hospitalar aos portadores de transtornos mentais; considerando a necessidade de normatização do funcionamento de serviços públicos e privados, de atenção às pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias