viewing machine
Ana Cecília Martins Gonçalves
RelatÓRIO Visita à inhotim
Belo Horizonte – 2014
Ana Cecília Martins Gonçalves
Relatório de visita à obra “Viewing Machine” do Artista Olafur Eliasson
Belo Horizonte – 2014
SUMÁRIO
a) descrição
1 Autor................04
2 Obra.................05
3 Percepções Pessoais........06
4 Percepções Interação Obra/Visitante..08
b) Análise Críticas
5 Conclusão.............09
AUTOR
Olafur Eliasson é um artista dinamarquês conhecido por esculturas e instalação de arte em grande escala, que utilizem materiais elementares, tais como luz, água e temperatura do ar para melhorar a experiência do espectador. eliasson é hoje um dos artistas com maior visibilidade internacional. Suas instalações em grande escala promovem uma recriação artificial de fenômenos naturais, reexaminando nossa percepção sobre a luz, o tempo, a gravidade, o movimento e o som, com uso recorrente de elementos como vapor, água, fogo, vento ou o sol.
OBRA
Em Viewing Machine(2001-2008), Olafur Eliasson baseia-se nos princípios de funcionamento do caleidoscópio, gerando um efeito obtido pelo reflexo da luz em seis espelhos que formam um tubo hexagonal. Na etimologia da palavra caleidoscópio, estão as palavras gregas kalos (belo), eidos (forma) e scopos (observador) - "observador de belas formas", algo que o artista reinterpreta no título da obra: "máquina de ver". O visitante é convidado a manusear esta máquina, apontando-a para um ponto de seu interesse. Por meio da sobreposição de reflexos, uma miríade de formas é revelada.
PERCEPÇÕES PESSOAIS
A instalação Viewing Machine nos proporciona um modo diferente de perceber a natureza. Olhando pelo tubo hexagonal e apontando-o para a vista, temos uma visão modificada da natureza, por um ângulo e modo diferente do que seria apenas observar a olhos nus. Essa instalação funciona como uma ferramenta que