vietnã
“A guerra e a revolução vietnamitas representam um dos mais significativos acontecimentos históricos da época contemporânea”
A Revolução Vietnamita. Fagundes, Paulo p.1 Vietnã, no português brasileiro, ou Vietname no português de Portugal, teve e ainda tem seu nome associado à guerra, tanto por sua história de luta anticolonial em prol de sua independência, por sua revolução socialista e/ou pelo conflito com os EUA(Estados Unidos da América), conhecido no pais por Guerra Americana. Nota-se grande força na estrutura vietnamita ao se ressaltar que este consideravelmente pequeno país foi um dos regimes socialistas sobreviventes ao colapso da União Soviética. A guerra do Vietnã começou no ano de 1959 e terminou em 1975, os conflitos armados ocorreram nos territórios do Vietnã do Sul, Vietnã do Norte, Camboja e Laos. O Vietnã era uma antiga colônia francesa no final da guerra da Indochina (1946 - 1954) e com o fim da guerra acabou sendo dividido em dois países, no qual um era o Vietnã do Sul, com o governo ditatorial aliado aos Estados Unidos da América e, portanto capitalista e o outro Vietnã do Norte que era comandado por Ho Chi Minh, possuindo orientação comunista pró União Soviética. As relações diplomáticas eram difíceis entre o Vietnã do Sul e do Norte, devido às suas divergências políticas e ideológicas, principalmente durante a década de 1950.
O estopim para a luta armada entre os dois países, que sofriam claramente com a influência da Guerra Fria, com intervenções indiretas tanto dos Estados Unidos como da antiga União Soviética, foi quando guerrilheiros comunistas, com o apoio de Ho Chi Minh e dos soviéticos atacaram uma base militar norte americana no território do Vietnã do Sul. Esse acontecimento deu inicio a dita Guerra do Vietnã ou para os Vietnamitas Guerra dos americanos. O conflito armado restringiu se entre 1959 e 1964 apenas ao Vietnã do Sul e do Norte, quando em