Vieira E A Possibilidade De Um Mundo Novo
Vieira e a possibilidade de um Mundo Novo:
Quinto Império como projecto de cidadania do futuro
JOSÉ EDUARDO FRANCO
(Centro de Literatura de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona)
“Se no passado se vê o futuro, e no futuro se vê o passado, segue-se que no passado e no futuro se vê o presente, porque o presente é o futuro do passado, e o mesmo presente é o passado do futuro”.
Padre António Vieira
O
Padre António Vieira desenvolveu o sonho de um mundo novo naquela que durante muito tempo foi considerada a parte menor da sua obra: o conjunto dos seus livros proféticos. No entanto, o pensamento profético de Vieira tem sido reabilitado ultimamente na perspectiva do significado da dimensão utópica e das preocupações universalistas e humanizantes que a sua obra encerra. De facto, a utopia de Vieira assume contornos de um universalismo e de um proto-ecumenismo que pretendia responder a problemas que se iriam tornar cada vez mais os problemas que dividiam o mundo dos homens em processo de proto-globalização.
A sua militância missionária ao serviço dos índios e da sua promoção espiritual e humana, a sua crítica ao esclavagismo, as suas propostas de reforma social, nomeadamente a reforma da Inquisição e a reivindicação de fim da descriminação oprobriosa entre cristãos-velhos e cristãos-novos, acabam por ganhar sentido pleno no desígnio utópico de Vieira consagrado nas suas obras de especulação teleológica. Nestes escritos, Vieira idealizou uma nova era para a humanidade marcada pelos valores da inclusão, do respeito por di-
| 101
Religiao e ofensa(NOVO FORMATO):Layout 1 09-07-2009 20:50 Page 102
JOSÉ EDUARDO FRA%CO
versas tradições de matriz religiosa e pelas várias identidades culturais, da fraternidade, da concórdia e da reabilitação em Cristo de tudo o que é autenticamente humano. Com