VIDROS E ESQUDRIAS
2014
ESQUADRIAS E VIDROS
Trabalho
Avaliativo
apresentado à Universidade
Presidente Antônio Carlos de Ipatinga como componente fundamental à aprovação na segunda fase da disciplina de Construção de Edifícios I.
Professora: Mariana Alves de Melo
IPATINGA
2014
RESUMO
O objetivo deste trabalho é caracterizar e exemplificar os métodos construtivos mais utilizados na construção civil de vidros e esquadrias, além da variedade e propriedades dos mesmos. Com a contribuição de uma ordem cronológica, o
entendimento
dos
atuais
métodos
e
produtos
pelo
desenvolvimento ao longo da historia se torna claro e perceptível, pelas dificuldades e soluções encontradas.
A utilização do vidro pela humanidade se monta desde milhares de anos atrás, onde uma coincidência propiciou a descoberta do material, que passaria por varias mudanças até hoje. Da simplicidade e trabalhosa produção de um vidro opaco e não cristalino, até a grande variedade de tipos e cores, e meios de se utilizar vidro onde se era considerado impossível imaginar. Importantes desenvolvimentos industriais e a descoberta de novos materiais, possibilitaram uma produção de vidros com maior qualidade, maior produtividade e menores custos. Disposições construtivas mais comumente utilizadas na construção civil são apresentadas neste trabalho, apontando os processos acerca da aplicação de esquadrias , e as possibilidades de materiais e moldes diversos do mesmo.
Onde o papel da esquadria em relação ao vidro é fundamentado pela vedação e controle de passagem de agentes , além de ter um fator estético considerado.
Acerca do apresentado o trabalho não se limita apenas para a relação entre vidros e esquadrias, mas de uma forma ampla apresenta as diversas possibilidades do uso dos materiais com métodos construtivos semelhantes.
Palavras-chave: Esquadrias, Caixilhos, Vidros, Portas, Janelas, Métodos
Construtivos.