Vidros Refletiveis
ECONOMIA E SUNTENTABILIDADE PARA CONSTRUÇÃO
Belo Horizonte
2014
O VIDRO REFLETIVO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ECONOMIA E SUNTENTABILIDADE PARA CONSTRUÇÃO
Projeto apresentado a xx. A ser avaliado como requisito da disciplina de cálculo I do 2º Período de Engenharia de Produção.
Professora:
Belo Horizonte 2014
SUMARIO
1Introdução 2
1.1 Vidro refletivo, conceito e utilização 2
1.2.1 Vidros Float 2
1.2.2 Vidros laminados refletivos 3
1.2.3 Vidros refletivos piróliticos 3
1.2.4 Vidros refleti a vácuo 3
1.3 Maquinas utilizadas na produção 3
1.3.1 Bisseladora Retilínea 3
1.3.2 Lavadora de vidros 4
1.3.3 Lapidadora 4
1.3.4 Corte computadorizado 4
2 Metodologia 5
2.1 Metodologia de cálculo do peso dos vidros refletivos 5
3 Conclusão 7
Anexos 8
Visita técnica 8
1 INTRODUÇÃO
1.1 Vidro refletivo, conceito e utilização
O vidro refletivo é popularmente chamado de espelhado. O vidro refletivo tem a finalidade de criar ambientes com boa iluminação natural e contribuir para que as edificações tenham ambientes mais arejados. Ele é produzido a partir de um vidro float, que recebe em uma de suas faces uma camada metalizada. A função desta camada é refletir os raios solares, reduzindo a passagem de calor para o interior dos ambientes, tornando-os mais confortáveis, e reduzindo os custos de consumo de energia, já que haverá um menor uso dos aparelhos de ar condicionado. O desempenho do vidro em refletir os raios solares e filtra-los garante ao ambiente interno melhor controle de intensidade de luz e calor ali presentes. De acordo com Harkness (1978), a radiação solar relaciona-se diretamente ao conforto térmico nas edificações.
As fachadas passaram a apresentar nos últimos anos áreas cada vez maiores feitas de refletivo, chegando a apresentar até 100% da fachada em alguns casos. Segundo