vidro
O vidro é composto de 96 % de sílica, dizemos que esta é a base, mas não significa que não se podem adicionar outros ingredientes. Os vidros cuja composição vai além da sílica recebem nomes especiais:
Vidro sódio-cálcico: obtidos a partir da adição de sódio e cálcio à sílica, são vidros usados em embalagens (frascos, garrafas) e em vidros de carro;
Vidro do tipo cristal: contém 24 a 32 % de óxido de chumbo e é usado para fabricar taças, copos e peças artesanais.
Vidro boro-silicato: aplicado em utensílios domésticos (panelas), possui a característica de resistir ao choque térmico (fogo), além de possuir uma beleza atrativa. Como o próprio nome já diz, além da sílica possui o elemento boro.
TIPOS DE VIDRO:
VIDRO PLANO: Existem 2 tipos de vidro plano: o float e o impresso. Vidro float
O vidro float é um vidro plano transparente, incolor ou colorido, com espessura uniforme e massa homogênea. É o vidro ideal para aplicações que exijam perfeita visibilidade, pois não apresenta distorção óptica, e possui alta transmissão de luz. Constitui a matéria-prima para processamento de todos os demais vidros planos
Vidro impresso
O vidro impresso é um vidro plano translúcido, incolor ou colorido, que recebe a impressão de um padrão (desenho) quando está saindo do forno. É usado na construção civil, eletrodomésticos, móveis, decoração e utensílios domésticos.
VIDRO DE SEGURANÇA: É produzido a partir do vidro float, objetivando minimizar riscos em caso de acidentes e quebra acidental.
Vidro temperado
O vidro temperado é um vidro float que recebe um tratamento térmico (é aquecido e resfriado rapidamente), que o torna mais rígido e mais resistente à quebra. Em caso de quebra produz pontas e bordas menos cortantes, fragmentando-se em pequenos pedaços arredondados.
Vidro laminado
O vidro laminado é composto por duas chapas de vidro intercaladas por uma película plástica de grande resistência (PVB - Polivinil