VIDRARIAS
Conhecer os equipamentos e utensílios utilizados em laboratório de química são indispensáveis , esses conhecimentos servem não só para evitar acidentes, como perdas e danos dos equipamentos. Os equipamentos e utensílios utilizados em um laboratório de química constituem-se basicamente em materiais de vidro, porcelana e polietileno. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens nas respectivas aplicações de laboratório. O vidro utilizado inicialmente devido á sua transparência, como o desenvolvimento do botossilicato as qualidades de alta resistência térmica e imunidade a ataques de agentes químicos, tornaram-no o material de maior uso em artigos de laboratório. Existem vários tipos de vidros com diferentes características. O vidro borossilicato, por exemplo, é o mais empregado em laboratório, pois tem baixo conteúdo alcalino e não apresenta nenhum elemento do grupo magnésio, cal, zinco, metais pesados, é quimicamente inerte e normalmente não reage com as substâncias que por ventura entrem em contato com o material, e altamente resistente á corrosão, tem grande resistência á choques térmicos, e é ideal para trabalhos a altas temperaturas. Na escolha do material de um laboratório, o tipo de trabalho a ser executado é o fator mais importante, pois determina as características dos artigos a serem adquiridos.
Objetivo Reconhecer os equipamentos e utensílios disponíveis no laboratório de química inorgânica e aprender a identificar as suas respectivas funções.
Materiais Apresentação dos equipamentos e utensílios utilizados no laboratório de química e suas respectivas funções. Como:
(01) Béquer: Para transportar líquido;
(02) Proveta plástica: Medir com precisão o volume de líquido;
(03) Vidro de relógio: Transporte de materiais sólidos para pesagem;
(04) Placa de Petri: Também usado para transporte de materiais sólidos;
(05) Bastão de Vidro: Para