Vidrarias
Béquer - Sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples.
Proveta - É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura. A proveta pode ser usada para determinar a densidade de um solido ou líquido.
Vidro de Relógio - Os vidros de relógio são pratos de vidro de fundo redondo. Têm múltiplas aplicações no laboratório nomeadamente para pesagem de reagentes, para tapar copos de reação e para armazenar substâncias. Devido à sua grande utilidade e uso apresentam diversos tamanhos.
Erlenmeyer - Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas e soluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.
Bureta- Seu principal objetivo de uso está na correta dosagem volumétrica de algum reagente nas titulações. .A bureta é utilizada como vidraria titulante .
Kitasato- Um Kitasato é uma espécie de funil, mas que é utilizado para fazer filtrações à pressão.
Balão de fundo chato, ou redondo- Ao contrário do balão de fundo redondo que só tem aplicação na destilação, este balão é utilizado para a homogeneização e armazenamento de soluções. A sua forma confere-lhe particular vantagem para a mistura de soluções.
Balão de fundo redondo- A sua aplicação restringe-se à destilação, processo de separação de constituintes de misturas líquidas ou eliminação de impurezas, onde serve de recipiente para o aquecimento energético
Placa de Petri- São muito usuais no laboratório e apresentam múltiplas funções, tais como: armazenamento de substâncias para que ocorra uma determinada reação, experiências de rastreio, pesagem de reagentes e experiências de cristalização.
O funil de bromo ou balão de decantação- É uma