Vidrarias de química
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL
RELATÓRIO TÉCNICO APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS
Aluna responsável: Priscilla Silva
CUIABÁ – MT
NOVEMBRO - 2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA FLORESTAL
RELATÓRIO TÉCNICO APRESENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS
Relatório apresentado à disciplina de Química Orgânica, tratando sobre materiais de laboratório utilizadas dentro de um laboratório de Química, sob Orientação da docente Virgínia, como requisito parcial de avaliação.
Discente responsável: Priscilla de Souza Silva Engenharia Florestal 2011/2
CUIABÁ – MT
NOVEMBRO – 2011
INTRODUÇÃO
O objetivo geral da pesquisa sobre equipamentos de laboratórios, em especial as vidrarias, é associar os nome de cada material ou equipamento, detalhando o seu manuseio específico. Para que se possamos aplicar corretamente as técnicas desses materias dentro de um laboratório.
DESENVOLVIMENTO
Tubo de ensaio
São recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possui uma borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente. Empregado para fazer reações em pequena escala, principalmente em testes de reação em geral. Podendo ser aquecido com movimentos circulares e com cuidado diretamente sob a chama do Bico de Bunsen.
Copo de Béquer
Conhecido como Béquer ou Becker e ainda podendo ser encontrado de forma baixa (com capacidade de 5ml á 4000ml) e forma alta (com capacidade de 5ml á 2000ml), formado pelo vidro Borosilicato. Os copos de béquer são encontrados também em