videiras frutificas
teu amor por mim é mais doce do que o mel e tua misericórdia é nova a cada dia...é por isso que eu te louvo é por isso que te sirvo é por isso q te dou o meu amor...
dependencia do senhor nada pode substituir a presença do senhor na nossa vida nada pode substituir a presença da mãe na vida do filho na vida do marido
salmo 128
1. INTRODUÇÃO
A uva é um dos frutos mais deliciosos da terra. Este fruto pode ser branco, verde, amarelo, rosado, vermelho ou azulado, de acordo com a sua variedade. Há mais de 10 mil variedades de uvas. Dela se extrai um suco, que pode ser tomado como refresco ou como vinho, se for fermentado. Pode ser simplesmente chupado suavemente.
A uva nasce em videiras, que podem ser cultivadas amplamente, formando vinhedos, que podem durar até 150 anos. A terra prometida a Israel é uma terra de videiras e figueiras (Deuteronômio 8.8).
O cultivo da videira demanda cuidado constante, para que o fruto não se degenere.
Ter uma videira e uma figueira (1Reis 4.25; Miquéias 4.4; Zacarias 3.10) era sinal de paz e prosperidade.
Por isto, plantar vinhas e tomar do seu fruto é sinônimo de progresso e esperança no futuro (2Reis 19.9; Salmo 107.37; Isaías 37.30; 65.21; Jeremias 31.5 e 35.7; Ezequiel 28.26; Amós 9.14); Israel é uma videira (Isaías 5.1-5). A igreja é uma videira.
É por isto que uma boa esposa é comparada a uma videira frutifera.
No contexto da época, o salmo 128 eleva a mulher. Por esse mesmo tempo, Aristóteles dizia que a mulher era inferior ao homem por natureza. Na Grécia antiga, as mulheres casadas eram mantidas reclusas num compartimento da casa e não podia aparecer em público, especialmente quando o marido recebesse alguém.
Diferentemente, o salmo 128 exalta a mulher-esposa como uma videira frutífera. Como traduzir esta imagem do mundo rural antigo, como o de Israel, para um mundo urbanizado, como o nosso?
2. VIDEIRA QUE DEUS PLANTA
Falar de como a videira é plantada...
Se