Vidas secas
O Autor Graciliano Ramos retrata nesta obra a vida se um homem nordestino, que nas ce condenado as imposições duras da terra, vivendo sob ameaça continua do sol. Preocupasse sobretudo em fixar a dolorosa realidade do sofrimento do homem nordestino. E o moderno romancista regional fiscou a paisagem e homem do norte, sentindo –lhe ao problemas e a luta. Em “Vidas Secas” Graciliano Ramos cita o drama que quase sempre presente no regional nordestino, percebe-se a preocupação da mae querendo saber o destino dos filhos, nas esperança de que fosse melhor do que as dos adultos. Ela própria e a do marido.
Fabiano, Sinhá Vitória dois filhos uma cachorra e um papagaio, resolveram abandonar o lugar onde moravam e seguir suas vidas em frente , viajando pelo deserto nordestino eles encontraram muitas dificuldades , a filha mais nova não aguentou a viajem e caiu , não podia mais andar . Fabiana pensou até em abandona-la com os bichos, mais como tinha um coração bom resolveu carrega-la nas costas.
RESUMO:
O romance “Vidas Secas” narra o episódio de uma família de retirantes em busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de vida. Essa família é composta por Fabiano, homem humilde e trabalhador; Sinha Vitória, esposa resignada e fiel; o Menino mais novo e o Menino mais velho, crianças inocentes, representantes do anonimato social ; além da cachorra Baleia, animal que se humaniza em relação à dura realidade por que passa Fabiano e sua família. Durante um longo percurso por um caminho que parece interminável, os personagens enfrentam atrocidades várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde pudessem se estabelecer. Depois de andarem muito, os retirantes encontram uma casa que parecia abandonada. Eles se aproximam e entram nela, mas logo chega o dono, para quem Fabiano, depois de oferecer seus préstimos , começa a trabalhar, sendo vítima da seca, sua maior antagonista, e da exploração por parte do proprietário das