Vida
CURSO DE FISIOTERAPIA
KYVIA DE CARVALHO G. R. COSTA
RELATÒRIO
MACEIÓ- AL
2013
KYVIA DE CARVALHO GAMA RIBEIRO COSTA
RELATÒRIO: VIDRARIAS
Trabalho apresentado no curso de graduação
Da Faculdade Integrada Tiradentes no curso de Fisioterapia para obtenção de nota parcial sob orientação da professora Renata Almeida
Maceió – AL
2013
Objetivo Foi mostrada uma bancada com dezoito objetos, dentre eles seis são mais utilizados durante a aula de bioquímica, os equipamentos que serão usados durante as aulas prática e a regra de pipetagem. Os objetos foram mostrados e testados pelos alunos à medida que ia se explicando como se usava cada um, da mesma forma aconteceu com os equipamentos e regras.
Introdução
Qualquer tarefa num laboratório de química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado.
Metodologia
Observado os seguintes objetos:
* Tubo de ensaio * Provetas * Pissetas * Becker * Erlemeyer * Balão de fundo chato * Bastão de vidro * Estantes * Vidro de relógio * Placa de petri * Funil * Pipeta volumétrica * Pipeta graduada * Pipeta semiautomática * Pipeta de Pasteur * Ponteiros * Pera * Gancho ou pinça
Sendo mais usados na bioquímica:
* Tubo de ensaio * Estantes * Pipeta graduada * Pipeta semiautomática * Ponteiros * Pera
Equipamentos:
* Vórtex * Banho Maria * Macrocentrifuga * Espectrofotômetro * Semiautomático
Regras para pipetagem:
* Para aspirar: usa-se a pipeta semiautomática no 1° estágio. * Para desprezar: usa-se a pipeta semiautomática no 2° estágio.
Na pipeta graduada o menisco deve estar sobre a linha. Conforme a