Vida
Objetivos
• Entender o que é Olericultura.
• Classificar os tipos de hortas.
• Conhecer os diversos tipos de hortaliças produzidas na Amazônia.
• Classificar as hortaliças quanto ao clima em que devem ser produzidas.
1.1 O que é Olericultura? A Olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos e frutos diversos.
No Brasil, a Olericultura evoluiu mais acentuadamente a partir da década de 1940, durante a 2ª Guerra Mundial. Naquela época existiam apenas pequenas explorações diversificadas, localizadas nos cinturões verdes dos arredores das cidades. Houve o deslocamento em direção ao meio rural, estabelecendo-se em áreas maiores e mais especializadas.
Essa interiorização deveu-se ao fato de alguns produtores buscarem melhores condições agroecológicas ou mesmo econômicas. A partir daí, a Olericultura nacional evoluiu de pequena horta para uma exploração comercial com características bem definidas.
Ao longo da década de 70, o efetivo empenho do Governo Federal na implantação e funcionamento das Centrais de Abastecimento (CEASA) também foi decisivo para a comercialização de produtos de melhor qualidade. Atualmente, há uma tendência à implantação dos sistemas de cultivo protegido em estufas e hidroponia. (acatada a sugestão)
1.1.1 Características
A característica mais marcante da Olericultura é o fato de ser uma atividade agroeconômica altamente intensiva em seus aspectos mais variados, em contraste com outras atividades agrícolas extensivas. Outras características importantes nos empreendimentos hortícolas são:
• a intensa utilização de tecnologias modernas, em constante mudança;
• o reduzido tamanho da área ocupada, porém, intensivamente utilizada, tanto no espaço quanto no tempo.
Há de se considerar Olericultura como sendo uma atividade econômica de alto risco para o produtor rural, em virtude da maior ocorrência de