Vida
O prémio atribuiu 32 bandeiras verdes - equivalente à «bandeira azul» das praias, mas para os municípios mais amigos do ambiente - a igual número de concelhos que em 2013 se distinguiram pelas boas práticas ambientais e do desenvolvimento sustentável, nota a Lusa.
De acordo com os dados hoje divulgados, em Cantanhede, pela Associação Bandeira Azul da Europa, promotora da iniciativa, Loulé, Águeda e Pombal alcançaram um resultado igual ou superior a 80% no total dos 21 indicadores e 65 sub-indicadores considerados na avaliação de uma comissão nacional onde estão representadas mais de 30 instituições.
Estes avaliam, por exemplo, a promoção da educação ambiental, a participação pública e a agenda 21 local, informação disponível aos munícipes, certificação em sistemas de gestão de qualidade, o emprego, o ordenamento do território, qualidade do ar e da água, para consumo humano, tratamento dos resíduos urbanos e mobilidade sustentável, entre outros.
O resultado da avaliação de cada um destes índices resulta em um índice global percentual de políticas de sustentabilidade, sendo atribuída uma bandeira a todos os municípios que obtiverem um índice global superior a 50%.
Mais cidades com boas notas
«O EcoXXI revelou-se como um ótimo instrumento de medida da sustentabilidade e de modelos de tomadas de decisão para os municípios. Quem investiu nestas áreas teve bom retorno, económico, social e ambiental», afirmou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, na sessão de atribuição do galardão.
Para além de Loulé, Águeda e Pombal, o galardão distinguiu ainda Torres Vedras, Vila Nova de Gaia, Cascais, Leiria, Santo Tirso, Maia e Estarreja (índices acima de 70%), Mealhada, Lagos, Avis, Cantanhede, Albufeira,