Vida
Verificar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos culturais como auxiliares na lembrança (memória) de instruções em situações de jogos;
Observar a existência e a freqüência da fala egocêntrica usada pela criança na tentativa de dirigir e organizar suas ações;
Observar como a capacidade das crianças de memorizar instruções, oferecidas em três situações de jogo, vai se construindo no decorrer de seu desenvolvimento físico e intelectual. 2 - Perguntas a serem respondidas no final do trabalho prático:
Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas?
Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos?
Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos, consistindo em cartões coloridos, e contar com a ajuda do adulto?
Há variação do desempenho da criança, quando comparada consigo mesma nas três diferentes condições estudadas?
Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução das tarefas propostas nas condições estudadas?
Como se dá à interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com sua ajuda? Em qual faixa etária essa atuação é mais eficiente? 3 – Critério para seleção dos sujeitos:
Quatro crianças
Idade – 5, 6, 7, 8 anos
Nível sócio-econômico semelhante
Não apresentar problema de aprendizagem
Compreender as regras do jogo
Conhecer as cores do jogo 4 – Material e Método:
Material: Oito cartões nas cores - azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco, preto; roteiro com as perguntas. Regras do Jogo: O jogo consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões