Vida
Introdução
No [LM-it 324] Allan Kardec classifica as reuniões mediúnicas em: frívolas, experimentais, instrutivas. Alerta que as reuniões frívolas são constituídas de pessoas que se interessam, predominantemente, pelo aspecto de passatempo e divertimento. As reuniões experimentais têm, por finalidade, a produção de manifestações físicas, de fenômenos ditos objetivos. As reuniões instrutivas, como o próprio nome indica, são as que ensejam orientações e experiências de crescimento intelectual e moral para as pessoas que delas participam, tanto encarnados como desencarnados.
Na atualidade, as reuniões instrutivas prevalecem no movimento espírita, conhecidas como reuniões mediúnicas.
Como todas as tarefas espíritas, as reuniões mediúnicas devem ser encaradas com muita responsabilidade e disciplina, um dos pilares fundamentais ao bom desenvolvimento.
Em todos os aspectos da vida, devemos nos lembrar que a disciplina funciona como peça fundamental na realização de qualquer tarefa. Emmanuel afirma:
"A disciplina é a base na realização da caridade."
A reunião mediúnica é trabalho que se desenvolve entre os dois planos da vida, o espiritual e o físico, havendo, portanto, duas equipes interagindo para obtenção de bons resultados; ambas as equipes devem obedecer à disciplina.
Da Reunião Propriamente Dita
a) A Escolha do Local da Reunião Mediúnica: é a sala de reunião mediúnica de um Centro Espírita, local de grande importância. Deve ser escolhida com atenção, pois sabemos que o trabalho ali executado não se prende ao momento da reunião, pois o ambiente é preparado antecipadamente. Da mesma maneira, após o término, muitos permanecerão no recito recebendo tratamento complementar, dialogando com os instrutores espirituais, recebendo mais carinho. Por este e outros motivos o local é especial; o ambiente deve ficar protegido de qualquer influência negativa. Se o nosso Centro for espaçoso o suficiente, uma sala deverá ficar