Vida
Tópicos:
1. Controle Nervoso
2. Motilidade Gastrointestinal
3. Fluxo Sangüíneo
Principais estruturas: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno, íleo), intestino grosso, reto e o ânus. Órgãos glandulares associados (produção de secreções): glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
Principais funções fisiológicas consistem em:
• digerir as substâncias alimentares
• absorver as moléculas de nutrientes para a corrente sangüínea
Realiza estas funções através da motilidade, secreção, digestão e absorção.
Motilidade: refere-se aos movimentos que misturam e movimentam o conteúdo gastrointestinal e o impulsionam ao longo de toda a extensão do tubo (trato).
Secreção: refere-se aos processos pelos quais as glândulas associadas ao tubo gastrointestinal lançam água e substâncias para dentro do tubo.
Digestão: definida como processos pelos quais o alimento e as grandes moléculas são degradadas quimicamente, para produzir moléculas menores, que podem ser absorvidas através da parede do tubo.
Absorção processos pelos quais as moléculas de nutrientes são absorvidas pelas células que revestem o tubo gastrointestinal e penetram na corrente sangüínea.
Estrutura do Tubo Gastrointestinal
Em um corte típico da parede intestinal, da superfície interna para a externa temos as seguintes camadas:
Mucosa: - Epitélio
- Lâmina própria: tecido conjuntivo frouxo, colágeno e elastina; rica em vários tipos de glândulas e contém vasos linfáticos e capilares
- Muscular da mucosa: camada fina de músculo liso
Submucosa: tecido conjuntivo frouxo com fibrilas de colágeno e de elastina. Em algumas regiões existem glândulas na submucosa.
Os troncos nervosos (plexo submucoso de Meissner) e os vasos mais calibrosos da parede intestinal ficam localizados na submucosa.
Camada muscular circular
Plexo Mioentérico de Auerbach: fica localizado entre as camadas musculares circulares e longitudinais.
Camada muscular