VIDA
QUALIDADE DE VIDA EM CARDIOLOGIA
QUALITY OF LIFE IN CARDIOLOGY
Eliane Roseli Winkelmann1, Waldomiro Carlos Manfroi2
RESUMO
A busca de qualidade de vida vem assumindo um papel importante dentro da área da saúde e é uma das metas dentro da cardiologia preventiva e terapêutica. Este artigo teve como propósito realizar uma revisão da literatura na qualidade de vida em cardiologia, enfocando as principais concepções, métodos de mensuração e mudanças clínicas significativas. Observa-se a necessidade de mais pesquisas dentro desta área através de mensurações cuidadosamente selecionadas, sendo de grande relevância para o paciente e para o profissional responsável pela saúde do mesmo.
Unitermos: Qualidade de vida, cardiologia, saúde.
ABSTRACT
Quality of life has been playing an important role in public health and is one of the goals in preventive and therapeutic interventions in cardiology. This paper aims at performing a review of the literature concerning quality of life in cardiology, focusing on the main conceptions, measurement methods, and significant clinical changes. More research using carefully selected measurements should be performed, since it is of great relevance for the patient and for the health professional responsible for providing care.
Keywords: Quality of life, cardiology, health.
Rev HCPA 2008;28(1):49-53
Em 1948, a Organização Mundial da Saúde definiu a saúde como sendo não somente a ausência de doenças e enfermidades, mas a percepção individual de um completo bem-estar físico, mental e social, e a qualidade de vida passou a ter um importante papel nos cuidados de saúde e nas pesquisas (1).
A qualidade de vida é usada na medicina para caracterizar a percepção da pessoa sobre o seu estado de saúde em grandes domínios ou dimensões de sua vida
(2). Portanto, a percepção de qualidade de vida difere de pessoa para pessoa e também está diretamente associada a um contexto cultural no qual está inserida. Mas, na